Por Ludmylla 17 de novembro de 2016

Veneza: dicas, passeios e restaurantes

Veneza está à altura de toda a sua fama. É uma cidade encantadora, pitoresca, lindíssima e única no mundo. Já vou começar defendendo que Veneza deve ser vista por completo, durante o dia e principalmente à noite, quando fica mais vazia (sem os turistas que fazem bate-volta) e suas ruelas ainda mais charmosas.

 

dicas-de-veneza-lud-altoe

 

Quando chegamos na cidade, senti aquela sensação deliciosa de estar conhecendo um lugar muito especial! Aquele canal tão icônico e muitas vezes visto por fotos, bem ali na minha frente. Viajar é mesmo incrível, né?! Para conhecer Veneza com calma, recomendo pelo menos 3 noites na cidade.

Ficando esse tempo, deu para conhecer bem a cidade, ir a Murano e Burano, visitar os principais pontos turísticos. Vale avisar que fazer turismo em Veneza é caro, hotel e alimentação tem um dos preços mais salgadinhos da Itália. O passeio de gôndola por exemplo, parte de 80 euros e por isso quero dedicar uma atenção especial a ele.

 

passeio-de-gondola-em-veneza

 

O preço assusta e muita gente deixa de fazer. Mas era algo que eu fazia questão e resolvi pagar para ver. Não me arrependo de forma alguma! Muito pelo contrário, eu AMEI e acho que vale muito a pena. Continuo achando caro, mas é algo tão único que merece estar naquelas famosas listas de coisas para se fazer uma vez na vida. Na minha estava e agora eu dei um belo OK! =) Até meu marido, que não queria fazer o passeio de jeito nenhum gostou-amou-achou tudo kkk.

Portanto, se você confia nas minhas indicações, vá por mim: ande de gôndola em Veneza <3 e tire milhares de fotos para guardar o momento.

O Palazzo Ducale e a Ponte dos Suspiros é outra atração turística que vale a pena (e a fila, rs). É bem bonito, carregado de história e de lá você ainda terá uma bela vista da cidade. O palazzo fica na Praça São Marcos, por onde se passa muitas vezes durante a estadia na cidade – é linda!

 

veneza-italia

Torre da Piazza San Marco e uma parte do Palazzo Ducale à direita

 

Meu hotel em Veneza foi excelente e vale o registro. É um desafio encontrar boas opções de hotéis na ilha que não sejam muito antigos ou caríssimos, por isso é sempre bom escolher algum de grandes redes, que possuem um certo padrão no atendimento – assim, evita-se grandes surpresas que podem ser desagradáveis. Minha escolha foi o Splendid Venice Starhotels, dica certeira desse post do blog Fashionismo. É bem localizado, os quartos são espaçosos e confortáveis e o preço é justo.

 

piazza-san-marco-veneza

Piazza San Marco

murano-dicas-italia

Murano

 

Sobre restaurantes, as dicas pela internet são muitas e não é difícil comer bem na cidade. Além disso, Veneza é o lugar perfeito para se tomar um spritz no fim do dia, em qualquer barzinho que aparecer pelo caminho.

Dois restaurantes em específico em faço questão de recomendar.

Vino Vino

Foi nosso primeiro jantar na cidade, o preço é ótimo e a comida deliciosa. Peça uma mesa nos fundos, onde tem um pátio super charmoso. A lasanha do meu marido estava especialmente deliciosa, meu prato também estava bom e o house wine excelente!

We <3 Italy

É uma casa de massas pequena, que oferece apenas o serviço to go. É passar para pegar aquela massinha divina e sair comendo, ou sentar em alguma das calçadas e praças da cidade e curtir sua refeição ao ar livre. Lá nós comemos massa com 4 queijos, massa com funghi, uma polenta de-li-cio-sa e também pizza. É aquele lugar para matar a fome durante os passeios do dia. Rápido e baratíssimo – cerca de 5 euros por uma bela porção de macarrão.

 

Post com o roteiro completo dos meus 23 dias a Itália.

 

Murano e Burano

Essas duas ilhas merecem uma atenção especial e vão tomar boa parte de um dia. Então para quem tiver interesse de conhecer, é bom reservar um dia em Veneza para fazer esse deslocamento sem pressa. A melhor forma de chegar é comprando o passe do vaporetto para todo o dia. Vá primeiro a Murano, de lá siga para Burano e ao final do passeio volte direto para Veneza.

 

burano-veneza-dicasburano-veneza-italiaruas-de-burano-na-italia

 

A primeira é onde ficam as fábricas e muitas lojas dos famosos vidros de murano. Já Burano, é um destino todo especial conhecido pelas casinhas coloridas. Dizem que as cores nunca se repetem exatamente. A ilha é toda colorida, fotogênica, acolhedora e o destino mais legal do dia <3.

Achei Murano meio sem graça, mas como fica no meio do caminho para Burano (que é imperdível!), vale conhecer. Nós saímos às 9h do hotel e chegamos de volta em Veneza por volta das 15h, com almoço em Burano. Os pontos de onde saem os barcos para Murano mudam conforme o dia, então se informe no hotel ou no Google Maps.

Para quem pretende ir a Veneza apenas para um bate-volta, recomendo o Palazzo Ducale e a Ponte dos Suspiros, que já ficam na Praça São Marcos – principal ponto da cidade. Dali, pode-se seguir até a Ponte Rialto, outro ponto bem famoso na cidade, mas que quando eu fui estava em reforma, por isso não dei destaque a ela. Tirar um tempinho para circular pelas ruelas nas redondezas da piazza e por fim um passeio de gôndola lá pelo meio da tarde.

 

dicas-de-veneza

 

Por fim, acredite que Veneza é algo único e uma cidade a ser visitada pelo menos uma vez na vida. Andar pelas infinitas ruelas, sem rumo certo, apenas admirando a arquitetura ao redor já é por si só um dos atrativos dessa cidade inesquecível. Apaixonar-se por Veneza é bem fácil!

Quem tiver alguma dúvida é só deixar aqui pra mim. E se tiver outras dicas de Veneza, acrescenta aqui pra gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.