A melhor sensação que tive durante os safáris na África do Sul foi a de ver todos aqueles bichos no lugar ao qual eles pertencem, onde eles realmente deveriam estar, em seu habitat natural. Ver a perfeita harmonia entre eles e o meio ambiente incrível das savanas foi inesquecível.
As paisagens durante o safári foi o que mais me encantou – depois das girafas, sem dúvida o bichinho mais fofo desse planeta!
Essa viagem é algo que sempre esteve na listinha de coisas que eu queria fazer pelo menos uma vez na vida. Claro que eu faço essas listas sem ter a menor ideia a respeito de quando e se vou realizar. Mas é aquela história: sonhar não custa nada e faz um bem danado!
Existem inúmeros lugares, não só na África do Sul, mas em outras partes do continente africano onde é possível fazer safáris, sendo o Kruger National Park (África do Sul) o mais conhecido e visitado. O Kruger é um parque enorme e atendido por alguns aeroportos, um deles o de Hoedspruit – por onde nós chegamos. Também é possível ir de carro, em uma viagem de pelo menos umas 4 horas – dá uma olhada nesse post do blog Falando de Viagem.
Nós nos hospedamos no Kapama Private Game Reserve, uma reserva privada (e imensa!), anexa ao Kruger Park. É na mesma região, mesma atmosfera e clima, porém não é propriamente dentro do Parque Nacional. Nossa escolha pelo Kapama foi pela praticidade de estar em um hotel que oferece o pacote completo da experiência – estão incluídos na reserva todos os safáris (2 por dia), refeições all inclusive e o traslado do aeroporto. Decidimos fazer essa viagem meio em cima da hora e sem tempo para quebrar a cabeça com as reservas dentro do Kruger.
Safári na reserva do Kapama
Além disso, tem um certo luxo, daqueles que se o orçamento permitir, super vale o investimento. O complexo do Kapama tem quatro lodges, em níveis diferentes de “luxeza”, hehe. Nós ficamos no Southern Camp, em um quarto absolutamente espetacular – MANO, que saudade! O único defeito pra mim (fica a dica, Kapama) é que nenhuma piscina era aquecida e a água estava cortante de tão gelada, uma pena.
Cada detalhe do nosso quarto no Kapama Southern Camp
Sobre o número de noites para se hospedar na região, eu indico a estadia necessária para fazer pelo menos 4 safáris. Explico: os games (como eles chamam o momento do safári) acontecem pela manhã bem cedo e à tarde, durante o pôr do sol, então é preciso planejar sua estadia pensando nisso. Eu cheguei por volta do meio dia no aeroporto de Hoedspruit, deu tempo de chegar com calma no hotel e sair para meu primeiro safári (por volta das 16:30) nesse mesmo dia. E meu vôo de volta, dois dias depois, foi à tarde. Então deu tempo de fazer o último safári na manhã daquele dia. Com isso, só fiquei 2 noites e consegui fazer 4 safáris. Se você não conseguir vôos tão estratégicos, fique pelo menos 3 noites.
E por que a insistência em quatro safáris? Porque é uma atividade de sorte, na natureza – não é um zoológico. Você pode ficar 3 horas rodando e não ver bicho nenhum. Ou você pode ver todos os big five em um game e ter a maior sorte do mundo! Nós fizemos os quatro safáris que tivemos oportunidade e com certeza faria mais se pudesse. Vá por mim: fique pelo menos 2 noites (sendo 3 o ideal) e curta esses momentos por completo!
É uma paisagem única, cada dia te reserva uma surpresa diferente e quando a gente encontra os bichos, é surreal! Vimos uma família de rinocerontes em um lugar e com uma luz do sol nascendo que parecia uma cena de filme – só que eu estava vivendo aquilo! A girafas foram as minhas preferidas, são tão lindas, fofas e fotogênicas, hehe. Os leões dão medo, mas a verdade é que eles passam a maior parte do tempo de boa, dormindo. Em um dos safáris vimos uma hiena! Segundo nosso gamer é um dos bichos mais difíceis de avistar. E sabe qual o bicho mais perigoso do rolê? O hipopótamo! Tem que ter MUITO cuidado com ele!
E entre um safári e outro, só me restou comer bem, curtir o hotel, a paisagem, um vinho gostoso e meu companheiro de viagens (a.k.a. maridón <3). Chato, né?! Enfim, foram momentos únicos e dias inesquecíveis!
O que levar na mala
Um bom casaco;
Blusas básicas para usar por baixo do casaco – vista-se em camadas, pois você vai sentir frio e calor ao mesmo tempo;
Cachecol, luvas e gorro – principalmente as mais friorentas, como eu;
Filtro solar potente;
Repelente também dos bons;
Óculos de sol com proteção solar;
Botas de trilha e um tênis confortável;
Não esqueça a câmera fotográfica, de preferência com um bom zoom.
E curta cada instante!
Para encerrar, lembrem-se de que eu estou disponibilizando o pdf do meu roteiro dessa viagem pela África, é só deixar um comentário aqui pra mim que eu envio, ok?! O próximo destino foi Mauritius – post em breve!
Oi, tudo bem? Queria o pdf do roteiro! Vou agora dia 23/11. Obrigada!!!
Já enviei Raquel, beijos!!
Olá! Você pode me mandar o seu roteiro?
Obrigada!
Enviado! ;)
Oi Lud, tudo bem?
Estou indo agora em março para a Africa do Sul e Mauritios, e queria saber do seu roteiro, como voce escreve que poderia disponibiliza-lo em pdf!
E uma dúvida que fiquei, sera que agora em março pego esse frio tambem para fazer os safaris? Vou ficar no kapama Southern também, adorei a indicação!
Muito obrigada!!
Bjs
Gabriela
Roteiro enviado ;)
Provavelmente estará mais calor, mas vale levar um bom casaco para não ficar desprevenida!
bjss
Parabéns pelo trabalho.Voce teria como me passar o roteiro? E tens pagina no insta ou face para acompanhar?
Obrigado!!
Obrigada =)
Já enviei o roteiro para o seu e-mail. Meu Instagram é @lud_altoe!
bjss
Olá, bmas à tarde!
Gostaria de ter acesso ao roteiro.
Outra coisa: seria inviável (não sei se vc chegou a pensar nisso), mas deixar a Ilhas Maurício pra o final?
Obrigada!
Isabel
Oi Isabel,
Foi exatamente isso que fiz hehe, Mauritius foi o último destino. Acho ótimo fechar a viagem com um destino mais paradisíaco.
Já te enviei o roteiro, bjs!
Amei as dicas.
Fico feliz! ;)
Olaaaaa! Tudo bem?? Eu irei para a África do Sul em julho e gostaria muito de receber o seu roteiro! Amei as suas dicas aqui no blog! Obrigada!
Acabei de te enviar ;)
As dicas serão importantíssimas para minha viagem. Peço por gentileza que envie o seu roteiro.
Obrigado.
Enviado!
Olá, por favor me envia o pdf
Oiii, me interessei no seu roteiro, você me envia também?! Brigadinha
Adorei o post!!
Por favor, tem como me mandar o roteiro também?
Qual mês você foi?
Olá, adorei as dicas!
Você foi em outubro mesmo? Qual a média de temperatura que estava lá?
Vou no final de outubro desse ano…
Gostaria de receber o seu roteiro!
Fui em Junho, era inverno.
Vou te enviar o roteiro, bjs
Oi Lud, amei seu blog, descobri ele hoje!!! Parabéns…
Pode me dizer em que mês foi para Africa? E você pode me passar seu roteiro, por favor?
Já comecei a te seguir no insta tbm, adorei!!!
Bjs
Fui em Junho/2016. Vou te enviar o roteiro, bjs
Olá! gostaria de receber seu roteiro em pdf. Muito Obrigada!
Que show!! Estou indo para a Africa, e adorei as dicas!! Quero o pdf!!! Hehehe beijos!!
Pode me passar tdo seu roteiro africa + ilhas mauricio?