Imagine consumir moda em uma época em que as peças não ficavam expostas e praticamente tudo era feito sob medida. Uma época em que ninguém ia a uma loja apenas para “olhar”, ou “conferir as novidades”, como é totalmente natural nos dias de hoje. E imagine ainda assumir como propósito mudar isso em uma sociedade extremamente conservadora, nesse caso a de Londres, no início do século XX.
Harry Gordon Selfridge conseguiu, e com louvor(!) – um americano, que chega em Londres com sua família, disposto a mudar sua vida, abrir uma loja totalmente fora dos padrões da época e revolucionar o mercado de consumo de moda. É a história dele e a da icônica Selfridge (umas das precursoras do modelo de loja de departamento como existe hoje) que conta esta série que além de encantadora, ainda vale como uma senhora aula de marketing e branding – além de moda, claro!
A série começa com a inauguração da loja, a primeira Selfridge, aberta em 1909 e que está localizada na Oxford Street até hoje. Rua esta (a Oxford St.) que até a grande abertura da loja, não tinha nada de especial e hoje é um ícone de Londres. Nas histórias paralelas, traições e muitas intrigas, além da fofa da Agnes Towler, uma menina simples, mas cheia de romantismo, ambições e gosto apurado.
A série mostra as mudanças na forma de vender e de consumir que foram introduzidas a partir do surgimento das lojas de departamento. Dos produtos que passaram a ficar expostos, até o mix variado de produtos. Me marcou o episódio em que eles estudavam a forma de expor um perfume no mostruário, para não escandalizar os clientes – perfumes eram considerados extremamente pessoais e um segredo da mulher. Maquiagem naquela época era algo quase proibido e tinha que ficar escondido.
É genial como o roteiro aborda a moda e as formas de consumo, juntamente com as mudanças que ocorriam na política e na sociedade – como o crescimento do movimento feminista.
Mr. Selfridge é no mínimo inspiradora. Faz a gente querer correr atrás daquele sonho que às vezes fica esquecido. E ensina que um pouco de loucura talvez seja o ingrediente que falta para determinado plano ser colocado em prática, ou finalmente dar certo. Tudo isso ambientado em Londres, o que torna tudo mais fotogênico.
Terminei a primeira temporada e já vou começar a segunda, cada uma delas tem 10 episódios. E no ano passado houve renovação para ter também a terceira temporada, que rola esse ano!
Ah não, Lud! Mais uma pra eu ver!!! Vou ter que parar de trabalhar pra conseguir acompanhar tanta série! hehehe… Parece ser ótima mesmo! Adorei a dica!
É maravilhosa mesmo e as temporadas são curtinhas!! To apaixonada!
Lud, passa em qual canal? Ou você comprou? Beijos!
A primeira temporada eu assisti no NetFlix. Agora a segunda to procurando link pra assistir on line, pq não tem no Netflix =( quando eu descobrir te aviso! bjss
Estava mesmo procurando uma série para assistir!!
Adorei a dica :) vou começar a assistir agora
Depois me conta o que achou!! =)