Por Ludmylla 21 de julho de 2015

Receita: bolo de banana integral

Estava há um tempão com vontade de fazer bolo de banana (a-mo, mas nunca tinha feito). Fui em busca de uma receita mais funcional e com ingredientes integrais, mas não gostei das que encontrei. A maioria levava aveia, e particularmente eu acho que aveia deixa os bolos meio secos, já tentei vários e não gosto.

Daí procurei algumas opções de receita normal e adaptei uma delas com ingredientes saudáveis que costumamos consumir aqui em casa. Ficou uma delícia – molhadinho, fofinho e bem saboroso. Meu teste é sempre a prova de alguém que não esteja acostumado a ingredientes “fit”, e fez sucesso! =)

 

bolo-de-banana-sem-lactose

 

A receita:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

2 ovos

200 ml de leite de coco

1 colher (sopa) de fermento em pó

8 colheres (sopa) de manteiga Ghee (eu faço em casa – receita da Bela Gil)

Bananas cortadas em fatias – usei banana nanica, é mais docinha =)

Canela para polvilhar

 

Modo de preparo:

Misture bem o açúcar, a farinha, os ovos, a manteiga, o leite de coco e o fermento – acrescente o fermento depois de mexer um pouco os outros ingredientes. Coloque a massa em uma forma untada ou antiaderente. Por cima, distribua as bananas e finalize com a canela (quem quiser, pode polvilhar um pouquinho de açúcar mascavo também, vai ficar ainda mais gostoso). Você também pode picar a banana em cubinhos e misturar no meio da massa. Asse em forno médio, por mais ou menos 30 minutos.

Essa medida é de uma massa pequena, como usei a forma de coração, acho que da próxima vou dobrar a quantidade, para ficar um bolo mais alto. E para quem for alérgico, ou tiver intolerância, é uma ótima opção de bolo sem lactose! Da próxima vou substituir o trigo por farinha de arroz e conto nos comentários o resultado.

 

bolo-integral-de-banana

 

Ficou bonito né?! =) Quem testar me conta como ficou, hein?!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
(5)

  1. Mylla disse:

    Lud, amei!!
    Mas se eu usar uma margarina ou manteiga normal, tem problema?
    Eu não conheço a Ghee.
    Bjs e parabens!

    • Ludmylla disse:

      Pode usar manteiga normal sim, fica a seu critério!
      A ghee caseira é basicamente uma manteiga comum, sem sal, que é fervida pra tirar a lactose. A Bela Gil ensina direitinho como faz, caso você queira tentar. Atualizei o post incluindo o link da ghee ;))

  2. Juliana Brandão disse:

    Oba! Amo receitas !

  3. Elga disse:

    Ai, que fome!!! Ficou lindo!!! Vou fazer com certeza!!!